A Vigilância em Saúde (Visa), recebeu denúncia dia 29 de dezembro e confirmou a existência de focos do mosquito Aedes aegypit no local onde estão sendo realizadas as obras de reforma da creche Casulo, bairro República. Segundo a coordenadora epidemiológica da Visa, Suelen Cota, os agentes epidemiológicos eliminaram as larvas com aplicação de inseticida através de fumacê.
Os agentes da Visa detectaram que um dos problemas que ocasionou o aparecimento de focos foi um vazamento no telhado que provocou o acúmulo de água da chuva sobre a laje. A Secretaria Municipal de Obras foi notificada para tomar providências reformando a cobertura e evitando a reincidência do problema. Como ação preventiva também foi aplicado fumacê em residências próximas à creche.
Treinamento
A Prefeitura de João Monlevade criou o Comitê Popular de Combate à Dengue para mobilização da comunidade voltada ao combate de focos do mosquito transmissor da doença. No próximo dia 15, será realizado o primeiro treinamento dos agentes membros do comitê, na sede da Prefeitura das 14h às 16h. Além da capacitação, eles
receberão material informativo e apresentação das próximas etapas do trabalho, como os arrastões contra a dengue e o Dia D.
A Visa reafirma a necessidade de envolvimento da comunidade denunciando sobre a existência de situações que propiciem o desenvolvimento do mosquito e atuando na limpeza das suas casas, já que mais de 80% dos focos do Aedes são encontrados dentro de propriedades particulares e residências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário