quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JOÃO MONLEVADE É PREMIADA COMO "CIDADE MODELO" NO COMBATE A DENGUE

Ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto de 2011 o IV Workshop do Programa de Excelência da Dengue (PED) que reúne anualmente todos os gestores e agentes de campo das cidades que utilizam o MIDengue, ferramenta que faz o monitoramento de infestação e presença do vírus da dengue no mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.

Foi realizada também a cerimônia de premiação dos municípios, dos gestores e dos agentes de campo que alcançaram as metas pré estabelecidas pelo programa durante o ciclo 2010/2011.

As cidades que atingem uma média superior a 70% dos padrões realizados e conseguem manter um índice de infestação dos Aedes aegypti em um nível satisfatório ou moderado, são condecoradas como CIDADE MODELO. Neste ciclo João Monlevade-MG foi premiada como CIDADE MODELO no combate a dengue.


AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

As práticas de comunicação, mobilização social e participação popular, aliados ao esforço de diversos setores do Governo, dos profissionais de saúde e ao empenho dos agentes de endemias, foram decisivos para a efetiva redução dos casos de dengue em 2011. Embora tenhamos atingido a meta de reduzir os casos, as ações não podem ser amenizadas. É fundamental a manutenção dessas parcerias, para que em 2012, e nos anos seguintes, a cidade esteja livre de epidemias de dengue.


Ações de combate a dengue que envolvem todos os seguimentos da população:

04/06/2011 - Troca de bolsas reutilizáveis por sacolas descartáveis, reduzindo o uso de sacolas não reutilizáveis no município, afinal estas são potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.




Participação em eventos com ações educativas: Cidadão Legal, Festa da Família da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, Abraçando a Cidadania (Aniversário do CRAS, CREAS e Florescer), entre outros.




Realização de campanhas educativas junto à população em outdoor, busdoor, spots em rádios, site da Prefeitura, campanhas em imprensa escrita, entre outros.

REDUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE EM 2011

Em 2010, houve um grande aumento no número de casos de dengue em João Monlevade, caracterizando-se como uma epidemia. Diante disto, em 2011 foram intensificadas as ações de combate à doença, desenvolvidos projetos que buscam a integração governo, profissionais de saúde e população.

Comparativo de casos positivos de dengue no primeiros semestres de 2010 x 2011.


PRIMEIRO SEMESTRE
UF
2010
2011
% Variação
Brasil
874.793
715.666
- 18,0
Minas Gerais
209.225
49.883
- 76,0
João Monlevade
1.187
18
- 98,5

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prefeitura promove 1ª Gincana "Monlevade contra a Dengue"




A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, 15, a 1ª Gincana Monlevade Contra a Dengue.

O evento foi realizado na escola municipal Cônego José Higino de Freitas, a partir das 13h, e tem como objetivo estimular estudantes e professores da rede municipal de Ensino a serem agentes multiplicadores de ações preventivas no combate a dengue.

As tarefas foram realizadas no período de 24 de fevereiro a 8 de abril. No último dia 11 foram julgadas as tarefas desenho, idéia, slogan, brinquedo com material reciclável, história em quadrinhos, panfleto e maquete. Hoje será a vez das apresentações das paródias e teatro, além do “QUIZ”.

Participaram as escolas Cônego José Higino de Freitas, Germin Loureiro, Monteiro Lobato, Promorar, Centro Educacional e Emip.


Os vencedores em 1º, 2º, 3º lugar com medalhas, sendo que em cada categoria o primeiro colocado recebeu um aparelho MP4. Já as escolas foram premiadas com um notebook


Fotos Ilustrativas dos Prêmios


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeito visita a Visa e parabeniza agentes pela redução de 98% nos casos de Dengue


O prefeito Gustavo Prandini (PV) visitou os funcionários da Vigilância em Saúde (Visa) e parabenizou a equipe pela redução de 98% no número de casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado. “Quero deixar meus parabéns pelo trabalho em conjunto realizado por todos vocês. Esse sucesso dos números é fruto do esforço desta equipe que está todos os dias na rua orientando a nossa comunidade”, destacou Prandini.

O chefe do Executivo ouviu as reivindicações dos agentes com sugestões que podem contribuir para ainda mais melhorias nos resultados. “O trabalho de vocês está sendo reconhecido por toda a população e o que estiver ao nosso alcance para melhorar as condições de execução das suas funções será feito. Em diversas cidades, a situação continua alarmante. Mas em Monlevade, apesar da necessidade de uma vigilância constante para manter os resultados, o trabalho preventivo tem funcionado e a redução dos casos de dengue já é maior que a média nacional”, avaliou Gustavo Prandini.

No ano passado foram registrados 465 casos positivos de dengue no primeiro trimestre. Neste ano, no mesmo período os casos confirmados foram 8.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Casos de DENGUE caem 98% no primeiro trimestre de 2011 em João Monlevade

Levantamento divulgado pela Secretaria de Municipal de Saúde aponta queda de 98% no registro de casos de dengue em  João Monlevade no primeiro trimestre de 2011

2010
PeríodoNotificações PositivoNegativo
Jan /Fev /Março50346538
2011
PeríodoNotificações PositivoNegativoAnálise Laboratorial
Jan /Fev /Março5082319

Para  a Cordenadora da Visa Suélen Cota ’’A redução no número de casos de dengue no município reflete as ações de prevenção e controle realizadas pela VISA em parceria com a comunidade desde o ano passado.''

terça-feira, 1 de março de 2011

Estatística da Dengue em 2011 ( Tendo como parâmetro 2010)

         2010
PeríodoNotificações PositivosNegativos
Jan /Fev    83      65       10
                    2011
PeríodoNotificações PositivosNegativosAnalise Laboratorial 
Jan /Fev     29        5          9                15
NotificaçõesRedução de 65% das notificações durante os dois primeiros meses de 2011 em compração com 2010 









DengueRedução de mais de 90% dos casos de Dengue em 2011 .











Negativo19 casos com exames laboratoriais negativo ( Viroses tipo adenovírus e Outros )









Observação
Outras 6 notificações foram computadas para cidades limítrofes a João Monlevade.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arrastão de Combate a Dengue da Prefeitura passa pelo bairro Belmonte


Em alerta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, agentes da Vigilância Sanitária, secretários municipais, funcionários da Prefeitura de João Monlevade e membros do Comitê Popular de Combate a Dengue participaram de mutirão. O trabalho foi desenvolvido no sábado, 12, com panfletagem e visitas dos agentes de endemias nas residências do bairro Belmonte.

A mobilização que reuniu cerca de 40 pessoas se estendeu durante a parte da manhã. Divididos em grupos, os voluntários percorreram todas as ruas do bairro distribuindo panfletos com dicas de como combater focos do mosquito Aedes aegypit e também entregaram nas casas sacos plásticos para recolhimento de lixo.


“Passando a limpo”

A caminhada no Belmonte complementou a ação iniciada com a limpeza geral no bairro realizada pelos profissionais do projeto “Passando a Limpo”, desenvolvido pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura. O bairro foi atendido com capina, pintura de meios fios, recolhimento de entulhos e operação tapa-buracos.


Nesta semana o trabalho do “Passando a Limpo” e o mutirão contra a dengue está sendo desenvolvido no bairro Loanda.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Primeiro Arrastão de Combate a DENGUE nos Bairros Loanda e Belmonte


A Prefeitura de João Monlevade em parceria com a Vigilância em Saúde (Visa) convida o Comitê Popular de Combate DENGUE para  participar do primeiro Arrastão  que será realizado nos Bairros Loanda e Belmonte. 

Para o evento serão mobilizados secretários municipais, delegados do Orçamento Participativo (OP), conselheiros municipais, Poder Legislativo, servidores públicos e agentes da VISA. Na ocasião serão entregues camisetas e material informativo para que as lideranças atuem durante o evento disseminando políticas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

O Arrastao incluirá também uma campanha de incentivo para a limpeza dos quintais das casas, com a distribuição de sacos de lixo para os moradores e material informativo sobre a prevenção da DENGUE.

O ônibus com todos os membros do Comitê sairá da sede da Prefeitura, no bairro Alvorada  dia 12 de fevereiro, às 7h30 .

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Treinamento dos Membros do Comitê Popular de Combate a Dengue


No último sábado, dia 15 de janeiro , foi realizado  o treinamento  dos membros do Comitê Popular de Combate a Dengue ,envolvendo os delegados do Orçamento Participativo (OP), conselheiros municipais , lideranças comunitárias e a ONG. Instituto Arbore. Na ocasião as coodernadoras da Visa (Suélen Cota  e Kátia Guimarães ) apresentaram  material para a capacitação técnica do comitê e um vídeo do processo de reprodução do mosquito Aedes aegypti. 

O projeto de mobilização envolve toda a comunidade no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Ao todo, 160 pessoas participaram dos encontros, sendo que 30 novos menbros no evento de Sábado.

De acordo com a coordenadora epidemiológica da Visa, Suélen Cota, o próximo encontro do Comitê será  o ‘’Arrastão de Combate a Dengue’’  em Fevereiro, quando os membros irão em caravanas para os bairros da  regional seleciona para fazer a limpeza dos bairros, identificar focos e disseminar políticas preventivas.Ainda segundo a coordenadora, os integrantes do comitê já estão atuando como facilitadores nos seus bairros   e a experiência está sendo muito positiva.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Governo federal vai investir R$ 1,08 bi no combate à dengue; 16 Estados têm risco alto de surto

O ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (11) que o irá governo federal investir R$ 1,08 bilhão em ações em todo o país de combate à dengue. O principal conjunto de ações vai centrar nos 16 Estados com risco muito alto de ter casos das doenças. São eles; Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.

Na próxima semana, o ministro da Saúde Alexandre Padilha irá se reunir com os secretários estaduais dessas 16 regiões para acertar os detalhes das ações imediatas contra a doença.
Outras seis unidades federativas (Amapá, Distrito Federal, Roraima, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul) também precisam reforçar as atividades de prevenção e combate da doença, por correm risco de casos de dengue por lá.

O ministério absorveu uma mudança no mapeamento dos casos no país, por meio do uso do LIRAa (Levantamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti),  – nas regiões metropolitanas de todo país.  Além disso, a pasta utiliza ainda o “risco dengue”, um indicador criado pelo ministério, composto pelos seguintes indicadores: incidência de casos nos anos anteriores; índice de infestação; sorotipos virais em circulação; incidência atual de casos; cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade demográfica.

“Com a reunião de hoje, mais cedo, demarcamos claramente que o governo federal quer dar uma demonstração que quer ter uma abordagem multissetorial contra a dengue. O fato de convocar logo no começo da semana [a reunião interministerial] demonstra a prioridade que vai dar a este tema, assim como para a área da saúde”, avaliou o ministro da Saúde.

Deste total, R$ 40 milhões serão usados em campanha de mídia, R$ 10,1 milhões e inseticidas e larvicidas, R$ 6,9 milhões em equipamentos e veículos, R$ 2,1 milhões para medicamentos e cerca de R$ 925 milhões dos recursos repassados aos municípios. 
Casos
Só em 2010, 550 pessoas morreram por causa da doença. Foram registrados quase um milhão de casos, com destaque para os Estados de São Paulo e Minas Gerais, além de outros 15.500 casos graves, em que as vítimas ficaram hospitalizados e/ou apresentaram sintomas de febre hemorrágica.

“Com relação à probabilidade de ocorrência, não estamos garantindo onde há probabilidade maior, por isso tem que ter mais cuidado e mais atenção. Isso não significa que em locais com probabilidade menor não possa apareça [casos da doença]”, destacou o secretário em vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

O ministério não conta ainda com os números fechados dos dados referentes aos 11 dias de 2011. A previsão da pasta é que o balanço deve ser fechado nesta sexta-feira (14).  Há um maior número de casos, ainda não anunciados, nas cidades de Manaus e Rio Branco.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Denúncias de focos do mosquito da dengue são apuradas pela Visa e pelo Comitê Popular de Combate a Dengue


A Vigilância em Saúde (Visa), recebeu denúncia dia 29 de dezembro e confirmou a existência de focos do mosquito Aedes aegypit no local onde estão sendo realizadas as obras de reforma da creche Casulo, bairro República. Segundo a coordenadora epidemiológica da Visa, Suelen Cota, os agentes epidemiológicos eliminaram as larvas com aplicação de inseticida através de fumacê.

Os agentes da Visa detectaram que um dos problemas que ocasionou o aparecimento de focos foi um vazamento no telhado que provocou o acúmulo de água da chuva sobre a laje. A Secretaria Municipal de Obras foi notificada para tomar providências reformando a cobertura e evitando a reincidência do problema. Como ação preventiva também foi aplicado fumacê em residências próximas à creche.

Treinamento
A Prefeitura de João Monlevade criou o Comitê Popular de Combate à Dengue para mobilização da comunidade voltada ao combate de focos do mosquito transmissor da doença.  No próximo dia 15, será realizado o primeiro treinamento dos agentes membros do comitê, na sede da Prefeitura das 14h às 16h.  Além da capacitação, eles
receberão material informativo e apresentação das próximas etapas do trabalho, como os arrastões contra a dengue e o Dia D.
A Visa reafirma a necessidade de envolvimento da comunidade denunciando sobre a existência de situações que propiciem o desenvolvimento do mosquito e atuando na limpeza das suas casas, já que mais de 80% dos focos do Aedes são encontrados dentro de propriedades particulares e residências.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Treinamento dos membros do Comitê Popular de Combate a Dengue


A Prefeitura Municipal de João Monlevade em parceria com a Vigilância em Saúde (Visa) comunica que ocorrerá no próximo dia 15 de Janeiro , na sede da Prefeitura das 14h às 16h, o primeiro treinamento que será direcionado aos membros do Comitê.Na ocasião serão tratados os seguintes temas:
  • Capacitação e treinamento técnico dos membros do Comitê;
  • Distribuição de material informativo e preventivo;
  • Apresentação das próximas etapas do Comitê ( Arrastão da Dengue e Dia D)