sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura ou com o Comitê Popular de Combate a Dengue.

Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura.
Evitar a dengue só é possível com a participação de todos. Por isso,  fique de olho na sua casa, no seu trabalho e elimine tudo que possa se transformar em foco do mosquito. Estimule seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.



Procure os agentes de saúde para trocar idéias e participar de todas as ações de combate a dengue.  (31) 38523021
Comitê Popular de Combate à Dengue cadastra 130 voluntários

João Monlevade está em alerta contra a dengue. Para combater focos do mosquito Aedes aegypit, a Prefeitura de João Monlevade criou o Comitê Popular de Combate à Dengue. Desde a última quinta-feira, 9, a mobilização realizada envolveu delegados do Orçamento Participativo (OP), conselheiros municipais e lideranças comunitárias. Em reuniões nas regionais da cidade eles receberam material informativo sobre o combate aos focos do mosquito, além de formulários para notificação de ocorrências detectadas pelos cidadãos. O projeto de mobilização envolve toda a comunidade no combate aos focos do mosquito transmissor da doença. Ao todo, 130 pessoas participaram dos encontros.
De acordo com a coordenadora epidemiológica da Visa, Suélen Cota, o próximo encontro do Comitê será em janeiro, quando os membros serão capacitados tecnicamente para que tenham maior segurança na identificação dos pontos críticos e abordagem com a comunidade.
Ainda segundo a coordenadora, os integrantes do comitê atuarão preventivamente em seus bairros e terão autonomia para informar a Visa sobre os focos e os pontos críticos encontrados, disseminar políticas e ações preventivas, atuando como multiplicadores.

Números
De setembro a dezembro, foram registradas 6 notificações de dengue na cidade. Uma foi descartada pelo laboratório e as outras cinco estão em análise. 



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMO QUEBRAR O CICLO DA DENGUE.

Apresentação do Comitê Popular de Combate a Dengue


Com mais de 80% das larvas do Aedes aegypti em áreas residências .A participação do Comitê Popular será fundamental para identificação dos pontos críticos.








João Monlevade está em alerta contra a dengue. Segundo o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro a Outubro , 1,30% dos domicílios pesquisados na cidade de João Monlevade apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença. 
Para combater a dengue, a VISA e a  Secretaria  Municipal de Serviços  Urbano e Assessoria de Governo  irão realizar mutirões de limpeza nas cinco regionais  mapeadas pela  equipe da prefeitura  .


Obs: Os membros do comitê não terão contato com  a larva ou mosquito . O papel da liderança é de  informar  dentro do seu bairro os pontos críticos .